Henrique Meirelles como presidente da Autoridade Pública Olímpica é ótimo para esporte brasileiro


Como divulgado pela coluna Radar de Lauro Jardim e comentado pelo Blog do José Cruz e do Dr. Alberto Murray, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles deverá ser empossado como  presidente da Autoridade  Pública Olímpica. Se esta indicação se confirmar, será uma vitória para os Jogos Olímpicos e um ponto mais do que positivo para a Presidente Dilma Rousseff. Henrique Meirelles é uma escolha técnica e não política. Assim espera-se que diminuiriam-se as chances de que conchavos políticos e favorecimentos ilícitos sejam  feitos usando os Jogos Olímpicos como pano de fundo. É mais uma humilhação para o Ministro do Esporte Orlando Silva  que só está no cargo por pressão de seu partido, e um aviso de sinal amarelo para  o presidente do COB Carlos Arthur Nunzan. Nessa, a Presidente Dilma mandou muito bem! Mas, quem é Henrique Meirelles?





Henrique de Campos Meirelles é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, fez mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou o Advanced Management Program (AMP) na Harvard Business School em 1984 e recebeu um título honorário de doutor do Bryant College. É economista e executivo do setor financeiro brasileiro e internacional e atual ex-presidente do Banco Central.

Henrique Meirelles, então presidente do Banco Central, discursa em Copenhagem na apresentação do Rio de Janeiro para ser sede das Olimpíadas de 2016

O seu sucesso na eleição para Deputado Federal e o apoio do mercado financeiro internacional feizeram com que fosse indicado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de presidente do Banco Central do Brasil. Como era filiado ao PSDB e tinha feito carreira em instituições financeiras internacionais, sua indicação recebeu grande oposição de políticos mais à esquerda, inclusive de filiados ao PT. Apesar disto, seu nome foi facilmente aprovado pelo Senado brasileiro sendo considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Gestão no Banco Central

Iniciou sua gestão de presidente do Banco Central em um momento de crise econômica com o câmbio do dólar em valores próximos a R$ 4,00. Iniciou um gradativo aumento dos juros para tentar conter o avanço da inflação e segurar a cotação do dólar. Em seguida, a taxa de juros foi lentamente diminuída gerando pressões de todos os setores da sociedade para que a velocidade da redução dos juros fosse maior. Henrique Meirelles conseguiu suportar as pressões e sempre manteve o caráter técnico em suas decisões e nas ações do Banco Central.

Autoridade Pública Olímpica

Autoridade Pública Olímpica (APO) é um consórcio constituído pelos governos estadual e municipal que coordenará ações de planejamento e entrega de obras para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. A APO funciona como uma garantia oferecida pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e será composta por 484 cargos de confiança, ou seja, os contratados são indicados e não concursados. É um cargo muito importante pois todos os aportes financeiros devem passar pelo crivo da APO já que é dela a responsabilidade de coordenar essas ações.

Nenhum comentário:

Deixe a sua opinião e contribua para o alto nível do debate!

Tecnologia do Blogger.