Quinta, 10 de Abril de 2025

Seleção brasileira de handebol fracassa no mundial na Suécia


É com muita tristeza que eu escrevo esse post. Novamente a seleção brasileira de handebol tem um desempenho pífio em uma competição internacional. Desta vez foi no 22° Campeonato Mundial Masculino da modalidade que está sendo disputado na Suécia. Lembro que quando eu ainda jogava em Petrolina – PE, o Brasil ganhou o título de país em que o handebol mais se desenvolvia.




Desde então eu ouço a mesma história e a evolução parece que nunca sai do campo das palavras. Outra frase feita em relação ao handebol brasileiro é a de que devemos jogar as competições internacionais para pegar experiência e tentar jogar de igual para igual com os times europeus. Me desculpem, mas isso tudo é somente falácia.


O melhor resultado brasileiro em uma competição internacional, com o time masculino, foi o 16° lugar em 1999 no campeonato mundial do Egito. Não adianta falar do 11° lugar nas olimpíadas; só participavam 12 equipes. Com a equipe feminina, o melhor resultado foi um 7° lugar no mundial da Rússia em 2005. Motivos para comemorar? Não! Foi apenas um espasmo! Nos dois mundiais seguintes o Brasil ficou em 14° na França 2007 e 15° na China 2009.

Alguma coisa está errada, aliás, muitas coisas estão erradas!

Fala-se muito em intercâmbio, em jogadores brasileiros na Europa, num maior número de jogos internacionais, mas na verdade o problema está aqui, dentro de casa. Não temos uma confederação atuante, profissional e verdadeiramente engajada em desenvolver o handebol brasileiro. O presidente da confederação está no cargo há quase vinte anos e, por unanimidade, foi convocado pelos presidentes das federações estaduais a permanecer no cargo até as Olimpíadas Rio 2016. Sim, isso mesmo, mais de vinte anos!

Mas espera, não há, no Brasil, uma voz dissonante? Será que todos estão tão satisfeitos assim? Será que uma seleção pode ter representatividade com uma liga nacional de, no máximo, 6 ou 7 equipes? Onde está o trabalho de base, sendo que o Brasil sempre perde para a Argentina nas categorias inferiores? Até mesmo a equipe feminina perdeu recentemente para a Argentina.


Bom, sobre a Argentina, basta dizer que a seleção dos hermanos somente ganhou da Suécia, anfitriã do mundial desde ano!

Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.