Sábado, 5 de Abril de 2025

O Apóstolo Paulo já aconselhou o homem dos SETE e outros dirigentes brasileiros


O técnico campeão mundial de Beach Handball, Campeão dos Jogos Mundiais (World Games) em Taiwan - 2009 e Vice-Campeão Mundial Espanha – 2008 Antônio Hermínio Guerra-Peixe postou um comentário no polêmico post: O handebol brasileiro regride enquanto conta até sete, e me fez lembrar fortemente desses versículos bíblicos.
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." (I Coríntios 6:12).
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (I Coríntios 10, 23).

O Apóstolo Paulo disse essas frases, segundo a história bíblica, quando ficou sabendo de divisões, arrogâncias e comportamentos impróprios vindos da igreja de Corinto.

Antes de tudo, quero deixar expresso o meu respeito pela opinião de Guerra-Peixe. Ele é um campeão mundial e não é todo mundo que tem um currículo desses. Toda e qualquer opinião vinda de uma pessoa com este gabarito deve ser levada em consideração. Entretanto, eu devo discordar ferrenhamente de alguns pontos expostos por ele. O argumento de que as federações e confederações esportivas são órgãos particulares e por tal são imunes a certos questionamentos, é frágil como um castelo de areia e falso como uma nota de três reais.

Particular até quando for do meu interesse

Então quer dizer que na hora que a gente aperta as federações e confederações, nós não podemos interferir, pois elas são órgãos particulares, mas na hora de receber financiamento público e isenção de impostos e de ter suas contas pagas com o nosso dinheiro, tudo bem? Se a CBHb é uma empresa particular que deve seguir suas próprias leis, mandos e desmandos, qual o motivo dela utilizar a Lei Agnelo-Piva para a captação de recursos ou depender da Petrobras (uma empresa pública que utiliza dinheiro público) como patrocinador? A Confederação Brasileira de Handebol deveria, então, ter um caixa próprio com fonte de renda própria sem depender do Estado para nada.

Isso é perigoso, muito perigoso! E a partir do momento que alguém recebe dinheiro público, deve sim, ser questionado, obedecer e respeitar a legislação e sofrer com as conseqüências da má utilização do recurso da União. E esse paradigma é o que a CBF e o COB se utilizam para fazer com que não sejam fortemente investigadas. As duas são entidades particulares, mas adoram se utilizar do dinheiro público, seu e meu. Vide Pan Rio 2007, Copa 2014, Olimpíadas 2016.

O handebol brasileiro, leitor, não é particular, ele é público! É um esporte! Deveria ser utilizado para inclusão social, para diminuição de doenças, para desenvolver fisicamente as nossas crianças nas escolas e deveria, até, gerar atletas de alto nível para representar dignamente o Brasil em competições internacionais!

Manoel é culpado, Gesta é culpado, Coaraci é culpado. Todos são culpados e errados! Veja como está o handebol hoje: Sem patrocínio, sem resultados, sem base, sem desenvolvimento nas escolas e sem sedes definidas para um mundial daqui a nove meses. E o atletismo? Quantos casos de doping apareceram? Quantos atletas de nível de final olímpica nós temos? Quantas pistas ideais para treinamento nós temos? E na natação? Se o Cesar Cielo e todos os atletas de nível internacional, não fossem morar e treinar nos Estados Unidos, você acha que eles seriam quem são hoje? Infelizmente essa é a realidade!

José Sarney na sua cadeira de presidente do Senado

Os presidentes das federações são covardes sim! Nenhum teve peito de colocar, de verdade, as suas idéias e a sua vontade de promover uma mudança de ares na CBHb. Foram covardes quando aceitaram de forma tão fácil e simples o absurdo que é alguém comandar uma instituição por quase 20 anos. E isso não é uma ofensa, infelizmente eu sinto muito em dizer essas palavras, mas infelizmente, isso é uma constatação! Repito, infelizmente.

E aí eu volto ao Apóstolo Paulo. Será que convém mesmo querer ficar oito mandatos à frente de uma instituição? Mesmo ele tendo ganhado o terceiro e o quarto mandatos, será que era certo, mesmo sendo legalmente possível, ele concorrer ao quinto e ao sexto e ao sétimo e querer concorrer ao oitavo, em 2013? Será que Manoel Luiz não se deixou dominar pelo gosto de ficar no poder por tanto tempo? Todas as coisas são lícitas, mas será que todas as coisas edificam? Como o handebol brasileiro foi edificado nesses últimos anos, principalmente na base e nas escolas?

Handebol já foi o esporte mais praticado nas escolas

Sobre a palavra ditador que eu usei para qualificar o Homem dos SETE, Guerra-Peixe, infelizmente, ela continuará lá. A ditadura não se caracteriza só pelo banho se sangue ou pelo não direto à expressão, apesar de muitas vezes ser assim. E a democracia não se caracteriza apenas por eleições diretas. Para a democracia acontecer é necessário que não haja a concentração de poder nas mãos de uma só pessoa, que os poderes sejam independentes e que o governo mude de mãos de tempos em tempos independentemente da vontade dos eleitores. Isso acontece na CBHb?

Deixe um comentário

Tecnologia do Blogger.